Aprender a partir de ontem, viver para hoje, esperança do amanhã. O mais importante é não parar de fazer perguntas. (ALBERT EINSTEIN)
sábado, 22 de fevereiro de 2020
COMUNICADO!
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
TICÊ
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
RUDÁ
Oi! Tudo bem, sejam bem vindos! Rudá e o deus do amor e do afeto na mitologia tupi reza a lenda que foi criado por Guaraci como personificação do amor ele era uma espécie de mensageiro incumbido de dizer para Jaci o quanto o deus sol a amava, ele é encarregado de promover a reprodução de todos os seres vivos. Tem a aparência de um guerreiro e vive nas nuvens, com duas ajudantes: Cairé (a Lua Cheia) e Catiti (a Lua Nova). Essas duas tinham a missão de despertar saudades nos amantes ausentes.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
POLO
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
JACI
Oi! tudo bem, sejam bem vindos! Jaci e a deusa Tupi da lua, magia, rainha da noite, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Ela foi criada por Tupã que a torna sua esposa, em algumas versões também sua filha e em outras, irmã, mãe e esposa de Guaraci o deus sol.
Aparece em várias lendas indígenas como a da Vitória-régia e divide a alcunha de protetora dos caçadores com Guaraci. É para Jaci que as índias rezam por proteção e pelo regresso de seus maridos que saíram para caçar ou guerrear. Ela, atendendo essas preces, desperta a saudade no coração dos caçadores e guerreiros, para que estes voltem para o colo de suas esposas e cuidem de suas famílias.
Tupã criou Jaci para que esta pudesse ser a Rainha da Noite e trazer suavidade e encantos para a vida dos homens, mas não demorou muito para o próprio Tupã sucumbir aos seus encantos e então toma-la como esposa.
Após a criação dos seres vivos por Tupã, Jaci e Guaraci, os irmãos foram encarregados de serem seus vigias e protetores, sendo o Sol o responsável pela vigia diurna e quando este fosse dormir a Lua se tornaria a responsável pela noturna.
Era considerada a deusa dos amantes e da fertilidade. Adorada pelas virgens, que desejavam se tornarem estrelas. Jaci era a beldade das noites e o desejo de todos. Esse mito explica a associação dos poemas românticos, atribuídos à lua.
Esta divindade é uma das mais famosas da mitologia indígena brasileira, falar sobre ela é muito difícil, principalmente para quem se importa, pelo fato de sua mitologia possuir várias ramificações. Existem pelo menos duas versões sobre a criação de Jaci. Uma é atribuída a Tupã sua criação, e de quem se tornou esposa, outra atribui a Guaraci, o deus sol, como criador e amante da deusa lua, como já falado acima, não quero me tornar prolixo explicando cada uma das versões, cabe a vocês leitores, creio eu, sintetizar esta mitologia e inseri-la na narrativa que mais lhe agrada.
Se você leu até aqui, muito obrigado!