domingo, 2 de fevereiro de 2020

IARA



Oi, tudo bem? Sejam bem vindos! A lenda de Iara ou Mãe d'água e uma das mitologias folclóricas mais famosas de nossa terra, sempre que se aproximava 22 de agosto dia do folclore nacional os professores sempre pediam para aos alunos pesquisarem as lendas do nosso folclore e eu sempre escolhia a lenda da Iara ou da vitória-régia; esta lenda e digna de um filme de terror muito bom, não escapa dos clichês dos mitos de sereias, mas na sua história Iara sempre aparece sendo como mais poderosa e com mais habilidades sendo cultuada por muitas tribos como deusa das águas.


Em uma versão mais leve da lenda diz que ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos e que atrai pescadores para o fundo do mar para se casar com eles, mas eles têm um infeliz destino e morrem afogado em outra mais pesada diz que ela atrai os pescadores para come-los.

Em seu mito de origem diz que ela era uma índia muito bonita boa na caça e na pesca e ara a preferia de seu pai que era pajé seus irmãos tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.

Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.
A uma das maneiras de escapar do seus encantos seriam se a vítima fechasse seus ouvidos e tampasse seus olhos para que dessa forma não pudessem ouvir e nem ver a deusa a outra forma é usando um amuleto feito da escama de um boto vermelho.


A Pororoca é um fenômeno natural decorrente do encontro das correntes fluviais com o oceano, o qual gera uma forte onda que pode chegar a 30 km/h e 6 metros de altura que percorre o Rio Amazonas e seus afluentes.



Reza a lenda que a canoa favorita de Iara, a Jacy, foi roubada de sua casa na Ilha do Marajó. Na tentativa de encontrar o ladrão, Iara chamou todos os filhos para revirarem as águas em busca da canoa. A Vazante, a Enchente, a Correnteza, o Rebujo, o Remanso, o Repiquete, a Reponta, a Preamar, a Maré Morta e a Maré Viva procuraram por todos os cantos sem sucesso.

Já sem saber onde procurar, surgiu a ideia de criar a Pororoca, uma forte onda capaz de arrastar tudo o que encontra pela frente e, assim, encontrar Jacy. Pondo o plano em prática, a Maré da Lua, a sapeca filha caçula de Iara, ficou responsável por avisar sobre qualquer situação anormal.

ASSISTA O VÍDEO:


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não responderei comentarias de anônimos!
Comentários com xingamentos, ofensas ,racismo, spam e conteúdos do impróprios e etc... Serão apagados, use o bom senso para comentar! Seja bem vindo(a)!